junho 22, 2014

Conheça um spork


No Brasil comer com talheres de plástico é coisa para crianças ou presidiários. Se você não está dentro de um avião ou em situação parecida, não faz sentido usar um garfo que se parte ao meio quando chega perto de qualquer comida mais consistente. 

Pois fique sabendo que os americanos não acham o mesmo. Eles usam esses descartáveis em todas as situações possíveis. E por falar nisso você sabe o que é um spork?

É um talher com formato de colher que tem pontas simulando um garfo. O formato de um spork foi patenteado em 1874, mas o nome só apareceu em 1909. Ainda existem deles nos refeitórios e restaurantes de todos os cantos do país, na versão plástico branco chinês, tentativa melhorada na cor preta e até mesmo na versão reciclada. 


Entendo que não é uma má ideia para o camping, mas quando quiser ter um almoço estranho use um desses. Lembre-se de deixar um comentário só para eu saber se sou a única a achar que a comida fica esquisita.

Enfim, para todas as outras situações temporárias existem vários formatos, tamanhos, materiais e cores que foram desenvolvidos a partir do primeiro spork.

Spork de bambu com capinha de cortiça.

Esse é o sporf , detalhe da faca na lateral do garfo.

O nme de outros modelos você confere aqui no infográfico.


Quer ver outra coisa interessante? Almoce com um americano e vai ver que eles usam as mãos muito mais do que nós e nada de guardanapo entre a mão e o hamburguer de 250 gramas de carne (half pound hamburger).


Mais textos interessantes para você.




--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

2 comentários:

  1. O sporf eu nunca entendi: enquanto corta, segura segura a comida com o quê?... Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  2. Com a mão! Lembre-se que eles usam as mãos... pra caramba! Não é muito fino, nem higiênico, mas em geral sporf e spork são usados para comidas já cortadas, como uma salada césar com pedaços de frango :9, bj Dani

    ResponderExcluir

Leave your comments here.