abril 13, 2014

Colesterol, HDL, triglicérides e o seu coração.

Se você é daqueles que vive de olho na pressão arterial e colesterol, agora pode ficar mais animado #sarcasmo. Afinal, você precisa prestar atenção em mais um inimigo potencial, o triglicérides. Ele é um tipo de lipídio, ou seja, gordura que as células guardam quando seu corpo não usa imediatamente o que você comeu.

Quando ingerimos mais calorias do que gastamos o corpo faz um estoque dessa fonte de energia nas células em forma de fofura, ou seja, gordura. Se você é do tipo que curte carboidratos e gorduras trans, você tem mais chances de ter triglicérides alto. A boa notícia (e única) é que as mesmas dicas usadas para melhorar a saúde são boas para baixar mais esse inimigo que está agora mesmo passeando pelas suas artérias. Comer menos tranqueira e não ser sedentário, basicamente.

Faz um tempo que pesquisas reforçam a tese de que (somente) ter o colesterol alto não é mais o grande fator de risco para as doenças do coração. Em contra partida falam há algum tempo sobre a importância da relação entre os valores de colesterol. Principalmente o HDL, também chamado colesterol bom.

Então uma pesquisa de Harvard diz que um dos valores para se atentar é obtido dividindo o HDL pelo colesterol total. Neste caso, os números finais devem ser analisados considerando-se a regra abaixo:
  • acima de 0,24 - ideal
  • abaixo de 0,24 - merece atenção
  • menor que 0,10 - alto risco


De um modo geral, quanto maior o valor de referência, mais baixo é o risco. Sendo assim, uma das maneiras (não a única) de se diminuir o risco de doenças cardíacas pode ser com a diminuição do colesterol total e outra aumentando o bom colesterol, o HDL.

Entretanto o "colesterol bom" (HDL) está intimamente ligado também ao triglicérides. Parece comum as pessoas que tem HDL baixo terem um triglicérides alto, implicando em índices maiores de coagulação na corrente sanguínea. Isso as deixa vulneráveis às doenças cardíacas, ou seja, um outro indicador de problemas à vista é essa relação entre triglicérides e HDL.

Como o HDL é uma lipoproteína de alta densidade que nos protege da doença cardíaca, diminuindo-se o triglicérides e aumentando o HDL você aumenta sua proteção. Neste caso os valores devem ser:
  • igual ou menor que 2 é o ideal
  • 4 é um valor que merece atenção
  • 6 indica alto risco


A autora deste estudo relatou que "o triglicérides alto aumenta em três vezes a chance de um ataque cardíaco." Ela conclui que a proporção entre triglicérides e HDL é mais importante hoje que a interação entre HDL e LDL.


Referência:
Gaziano JM, Hennekens CH, O'Donnell CJ, Breslow JL, Buring JE. Fasting triglycerides, high-density lipoprotein, and risk of myocardial infarction. Circulation. 1997 Oct 21;96(8):2520-5.



--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.