janeiro 06, 2014

O que é o Fair Trade?

"Capitalismo construtivo é quando você divide com
os empregados e com o planeta o lucro que recebeu."
Dr. Emanuel Bronner

Desde que estabeleceram o mercado como centro do capitalismo vemos todo o tipo de negócios sendo realizados no mundo. Da escravidão, dos mono e oligopólios, dos superfaturamentos aos desvio de verbas, tudo acontece nessas permutas. No entanto, tem crescido o número de produtos que vejo com um selo de Fair Trade.

O que é esse Fair Trade?

Exatamente o que o nome diz, negócio justo! Um produto que passou por uma transação comercial lícita. Continua sendo capitalismo, sim Senhor. Mas pretende ser digno e manter a integridade de todas as partes na negociação. Por exemplo, um produtor agrícola de um país emergente faz um acordo comercial com um comprador de país desenvolvido que paga um preço legítimo ao produtor que é obrigado a cuidar dos seres humanos que trabalham para ele e do ambiente de onde extraiu o produto.

Esse negócio justo também é diferente de caridade. Não é como uma organização que chega no país pobre e entrega um tanto de dinheiro, roupas ou alimentos. Eles não fazem isso. Ao contrário, estimulam o trabalho e a produção existente na comunidade ensinando e incentivando a negociação. Eles reinvestem nas pessoas da comunidade fomentando o empreendedorismo, mantendo o negócio dinâmico e a comunidade forte.

Um dos primeiros produtos que vi com o selo foi o shampoo africano de manteiga de carité que postei aqui. Neste caso, a Fair Trade for Life (comércio justo para a vida) uma associação na Suiça também está presente neste outro produto, o óleo de coco deste outro post.

Serendipol: Orgânico e Comércio Justo
Serendipol é o projeto de orgânicos e comércio justo no Siri Lanca: preços justos, salários justos, boas condições de trabalho, práticas orgânicas para melhoria do solo e o prêmio Fair Trade acima de 250 mil que só neste ano foi investido nas necessidades da comunidade, como equipamentos hospitalares, instalações escolares e livros, água e suprimentos para eletricidade.

Ultimamente vi o chá Numi que está neste post aqui com o selo da associação americana, a Fair Trade USA. No caso das plantações de chá, ela contribui para que os produtores de ervas reapliquem o dinheiro na sociedade. Garantindo que os apanhadores, maioria mulheres, tenham salários atualizados. Ainda controlando o uso de pesticidas que são a causa de frequentes abortos nas catadoras de folhas de chá. Leia mais sobre inseticidas no seu chá aqui.

As trabalhadoras desta plantação orgânica de chá em Assam na Índia
disponibilizaram os recursos do Fair Trade para bolsas de estudo, novas
estradas, mosquiteiros e programa de conscientização das mulheres.
Nós agradecemos pelo seu suporte.

No estilo de negociação atual, grandes compradores (big players) não negociam com pequenas cooperativas de países em desenvolvimento. O Fair Trade faz isso abrindo as portas do mercado rico do país desenvolvido para os pequenos empreendedores dos países emergentes. Algo que num comércio normal é quase impossível de acontecer.


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.

Um comentário:

  1. Os humanos são seres em constante evolução e também suas criações, instituições e ideias. O Capitalismo, como uma das criações coletivas humanas, não foge à regra e vem apresentando opções que são fortes candidatos à sobrevivência segundo a seleção natural que deve conduzir a uma sistemas mais evoluído de conduzir as transações de troca de trabalho por dinheiro na nossa sociedade. O Fair Trade, é uma dela. Muito boa notícia saber que está crescendo.

    ResponderExcluir

Leave your comments here.