dezembro 30, 2013

Sintomas da alergia, pode ser quase tudo que você não sabe o que é, mas tem.

Aprender a reconhecer os sinais de uma crise alérgica faz toda a diferença na hora agir rápido e salvar a vida de alguém. Conhecer os sinais de uma alergia alimentar faz muita diferença no diagnóstico correto da condição de uma pessoa.

Muitas sensibilidades ou alergias alimentares são facilmente confundidas com doenças como: asma, rinite, ansiedade, enxaqueca, síndrome do intestino irritável e até acne. Por isso, o gráfico abaixo mostra algumas possibilidades de sintomas que uma alergia alimentar pode provocar.

Às vezes a pessoa pode apresentar uma delas, mas também pode ter um grupo de sintomas que não fazem sentido entre eles.

Pele: urticária, coceira, inchaço, aquecimento, vermelhidão.

Respiração: tosse, respiração curta, dificuldade de respirar, dor ou aperto no peito, dificuldade para engolir, voz grossa, asma, congestão nasal, sintomas de rinite alérgica (espirros, nariz escorrendo ou coçando, nariz vermelho, olhos vermelhos, coçando ou lacrimejando).

Gastrointestinal: náusea, dor de estômago ou contrações, vômitos ou diarreias.

Cardiovascular: sensação de desmaio, vertigem, palidez ou cor azulada na face, pulso fraco, fadiga, perda de consciência.

Neurológico: ansiedade, sensação de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento, dor de cabeça.

Outros:  dor ao urinar.

Lembre-se que nem sempre uma criança vai conseguir descrever a sensação exata ou de maneira compreensível para você. Por isso, saber das diversas possibilidades de sintomas é muito importante. Uma criança pode identificar o ardido de uma pimenta como "estou sentindo frio", ou "mamãe, tem umas formiguinhas andando na minha boca".

Ou seja, se você tem uma ou algumas condições que nenhum médico consegue conectar com doença alguma... nem ao menos explicar a causa. Se você vai de médico em médico sem resposta e seus amigos (os corajosos) falam que você é hipocondríaco porque faz exames periódicos que acusam ligeira alteração, mas nada preocupante. Pense que isso pode ser "somente" uma alergia ainda não diagnosticada.

Boa sorte!


--
Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.
ATENÇÃO

Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemente ou começar a fazer qualquer tratamento. Por favor use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.