julho 13, 2013

Perseguição internética


Há tempos que os buscadores importunam a gente com uma perseguição silenciosa. No meu aniversário o google fez bolo, cupcake e mandou uma mensagem pra mim. Sim, endereçado à minha pessoa logo na primeira busca do meu dia.

google falando parabéns para mim.

Depois do meu post sobre os sapatos do Pollock, em todo site que eu entro, aparece despretensiosamente o dito acessório respingado de amarelo. A mesma coisa aconteceu depois do post do M&M. Pura insistência!

Sapato do Pollock no meio do dicionário? Perseguição descarada.


M&M no meio do site sobre mudança global.
Todos os sites fazem isso!

Todos mesmo?

Um buscador disse que não faz! E porque não faz, recebeu o dobro de visitas depois da informação do projeto Prism esta semana.

O projeto coleta informações das pessoas na web. Quais pessoas? TODAS!!

Não estão falando de pessoas perigosas, famosas, gente com dinheiro. Se aplica a todos os mortais. TODOS!

Mas só quando estas pessoas fazem coisas estranhas, erradas... Também não é isso! Estão armazenando tudo que fazemos na internet. Quais informações? TUDO!

Postagens, comentários, conversas, ligações, bate-papo, esse post. Mas só vão usar num caso de necessidade extrema ou segurança... será? Essa é a discussão! Pode ser que sim. Todos esperam que sim!!

Claro que o sujeito* que divulgou essa informação sigilosa do governo americano está sendo procurado por isso. E não se iluda achando que isso se aplica somente a quem está nos Estados Unidos, o Brasil também tem a versão tupiniquim do projeto.

Voltando ao provedor que promete ser diferente, o nome dele é Duck Duck Go. Parece nome de brinquedo infantil, mas se você não quiser ser seguido vai precisar brincar como quando tinha 3 anos de idade.

Buscador que não está seguindo ninguém, pelo menos por enquanto.

* Vídeo do sujeito Edward Snowden aqui.
--
Esse artigo não tem a intenção de divulgar comercialmente produtos de nenhuma marca, até porque não ganho nada com isso. A não ser o fato de compartilhar ideias interessantes que fazem a vida de uma designer tão divertida.

Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.