julho 24, 2013

Nike ajuda estilistas a decidirem o melhor tecido

English here.
Nike, Making - disponível no itunes.

A tendência dos produtos ecológicos veio para ficar em nossas vidas, pelo menos por um bom tempo. Também popular por ser assistencial, natural, sustentável, por preservar o ambiente, reciclar/reduzir/reutilizar, fazer o bem, retribuir ao meio-ambiente, salvar as baleias, reduzir o impacto, diminuir as pegadas de carbono, ajudar a comunidade, enfim, tem tantos nomes quanto o nível de complexidade.

No apagar das luzes, cada empresa decide o que quer “salvar” no nosso planeta e como vai atingir esse objetivo. Se vai ser reciclando resíduos da manufatura, fazendo tratamento de água, cuidando da pracinha do bairro ou na educação das crianças. A decisão não é fácil e depende, em partes de questões políticas, o que torna o assunto nebuloso como descarga de escapamento de caminhão. No Brasil a gente conhece bem essas duas sujidades, a política e os caminhões que rodam pelas estradas.

O consumidor não tem alcance a tantas variáveis e mesmo que tivesse continuaria confuso. Na média, um cliente, quando pode escolher, compra a ideia que a empresa colocou na etiqueta ou na propaganda. Porque tem a ver com os valores morais e culturais dele. Pode ser um tal produto que reutiliza garrafas plásticas para fazer tecido, ou trata mantem creche para as funcionárias trabalharem em paz, ou faz melhorias nas comunidades desfavorecidas para elas ficarem lá mesmo onde estão.

Pensando nesse embaraçado labirinto algumas empresas andam tomando diferentes inciativas, como eu mostrei aqui sobre a caixa de reciclagem da Puma. Pegando uma onda green, a Nike também lançou a sua ideia. Um aplicativo para celular que ajuda o estilista a decidir... melhor dizendo, apresenta alguns números que tornam a escolha menos doída. São 5 categorias e 22 tipos de materiais que vão desde a seda ao algodão cru, passando pelo malfalado poliéster.

O aplicativo se chama Nike Making e é gratuito. Você vai poder comparar diferentes tipos de tecidos como, por exemplo o algodão. Ele é 5% melhor para o ambiente que o nylon no quesito química, mas é 98% pior que a seda. Na classificação geral o algodão fica em 8º pela química, 6º na energia, 17º na economia de água, mas é o 3º melhor pela redução de resíduos.

Ficou curioso para ver a lista geral? Eu também, então fui lá conferir, o melhor de todos no processo de reciclagem é a seda. O melhor de todos, em tudo é uma coisa chamada de down, a penugem que os patos tem embaixo das penas. E qual é o pior de todos em tudo? Acertou quem disse elastano.

Os gordinhos atrapalhando o planeta mais uma vez.




--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.