julho 23, 2013

Mais sobre iluminação, LED x fluorescente

Luminária de LED

Lâmpadas frias, quentes, ecológicas... eram tantas escolhas que inventaram mais uma. A lâmpada de LED que usa 75% menos energia e dura 25 vezes mais. Se esses números são verdade eu não tenho como comprovar, mas desde 2011 eu tenho uma luminária que nunca deu problemas.

Um desafio industrial era fazer um bulbo que pudesse ser usado nos bocais comuns que temos em casa. Pois eles fizeram isso também, ficou linda e modernosa. Insignia é a marca que dá pra ver nessa foto, até destoa do lustre, coitado.

Veja os produtos Insignia, aqui.

O grande problema ainda era eliminar o risco de câncer pelos raios UV que a lâmpada fluorescente emite. Muito bem, uma preocupação a menos se você usa o LED. Mas como nada é perfeito, ao invés do mercúrio, usado na fluorescente, a de LED tem outros metais pesados como chumbo que também pode contaminar o ambiente se mal reciclado. Mas a possibilidade de câncer ainda é menor, pelo que se sabe.

Enfim, tudo uma questão de escolha, de se fazer o melhor possível dentro das possibilidades de escolha do momento de cada um. Ou seja, essa coisa antigamente conhecida como ethos, o pai grego da ética!

Perdeu o post anterior sobre iluminação, veja aqui.


--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.