julho 10, 2013

A maçã, o filme.

Sib - A maçã, 1998 - Irã/ França
O filme conta a história de uma família constituída por duas meninas e seus pais. Os pais são idosos e tem dificuldades para educar as filhas. Seguem exatamente os ensinos religiosos. Parece a história de uma família vivendo em um país qualquer, mas a história por trás do véu tem um viés maior do que se imagina.

O pai sustenta a casa com o dinheiro que recebe das orações feitas aos vizinhos. A mãe aparece apenas como uma personagem obscura e impossibilitada pela deficiência visual. Neste contexto (sobre)vivem as duas gêmeas que não tomam banho e não saem de casa. Se penduram na grade da casa para regar a planta que está do lado de fora.

A planta não precisa ficar dentro de casa, longe do sol porque ela não dá flores. O pai sabe que as flores murcham se ficam expostas ao sol. Assim como as filhas, as flores são delicadas. Flores e meninas não devem ficar expostas ao sol, ao perigo.

Os meninos pulam o muro em busca da bola porque eles trazem a preocupação da desonra. Um pai que vive de orações e pensa fazer o melhor para as filhas não pode deixar que elas corram risco de serem desonradas.

Massoulet e Zahra só sabem sobre a vida no mundo por esse dedicado pai que sai todos os dias para comprar pão e gelo. Também conhecem a mão forte da mãe que as puxa para perto. As meninas que não se reconhecem no espelho, se espelham na vizinhança.

Elas são meninas numa sociedade que ensina a estar pronta para o casamento. Isso inclui saber fazer o dobro de arroz para o pai. Sociedade onde a mulher deve usar burcas ou ficar atrás das cortinas. Nunca nas ruas, sob o sol.

Quantos anos esperaram outras meninas pelo fim de outros cárceres? Desarraigar uma crença pode ser tão demorado quanto um pai serrando as grades de uma porta. Felizmente existem assistentes sociais pulando o muro ou cineastas fazendo filmes por cima do muro.


Com o passar do tempo e a ajuda de outras meninas, Massoulet e Zahra vão aprendendo a pular ‘amarelinha’ e procurar relógios lindos que fazem tchu-tchu.

-
Sib, ou a Maçã é um filme feito por Samira Makhmalbaf com pedaços de filme que encontrou nas coisas do pai.
Escrito por Mohsen Maknmalbaf e Samira Makhmalbaf.



--
Esse artigo não tem a intenção de divulgar comercialmente produtos de nenhuma marca, até porque não ganho nada com isso. A não ser o fato de compartilhar ideias interessantes que fazem a vida de uma designer tão divertida.

Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.